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sexta-feira, 13 de abril de 2012

Abidip na 10a. Feira Internacional de Pneus em São Paulo

IMPORTADORES DE PNEUS APONTAM APREENSÃO DE FORNECEDORES INTERNACIONAIS COM GOVERNO BRASILEIRO

ABIDIP DIZ QUE TENDÊNCIA É DIMINUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE PNEUS PARA O BRASIL EM 2012





De acordo o presidente da ABIDIP – Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus, Rinaldo Siqueira Campos, a importação de pneus para o país esse ano deve se manter estabilizada em relação ao ano passado, mesmo com o aumento da demanda. “Os fabricantes internacionais devem, neste primeiro momento, até reduzir a venda de produtos para o país à espera dos rumos que o Governo Federal deverá tomar com relação às novas regras para a importação”, diz.  Essa tendência junto aos fabricantes foi observada durante a 10ª Feira Internacional da Indústria de Pneus que se encerrou nesta 6ª feira (13) em São Paulo.

Para a ABIDIP a menor entrada de produtos no país, no entanto, não deve representar a falta de pneus e nem o aumento nos preços no mercado nacional. Segundo Siqueira Campos, os importadores têm estoques para atender à demanda. Com relação aos preços, há outra razão para que não sejam registradas alterações. “A tendência, com o aperto da fiscalização por parte do Governo, é que as importações irregulares, muitas das quais subfaturadas, diminuam e, assim, os preços “reais”, prevaleçam”, aposta o empresário.  De acordo com Siqueira Campos, 70% dos pneus importados entram no país de maneira irregular.

Há informações de que a Receita Federal deve iniciar, nos próximos dias, uma operação minuciosa nos contêineres que trazem pneus importados para o Brasil. “Isso não nos preocupa. Não é o ponto das irregularidades. Todos nós do ramo de pneus sabemos que não há nada de irregular lá dentro. Essa ameaça não amedronta”, desafia Siqueira Campos que vê na medida uma única preocupação. “Vai causar demora na liberação da carga”, resume.

“O que o Governo Federal tem que fazer é comparar os preços praticados atualmente”, pede Siqueira Campos. “Não pode um produto custar 25 dólares para um importador e para outro, cerca de 50 dólares. Mesmo com venham de fornecedores diferentes. É indício de subfaturamento”, aposta o empresário.  A ABIDIP já vem pedindo providências às autoridades há mais de dois anos.

Os números atuais apontam que o Brasil importa cerca de 28 milhões de pneus/ano e que as práticas de subfaturamento e outras irregularidades, representem um prejuízo aos cofres públicos de R$ 600 milhões/ano. Questionado se uma investigação minuciosa contra os irregulares não poderia ocasionar o desabastecimento do mercado, Rinaldo Siqueira Campos foi incisivo. “Se o Governo fosse contundente contra os irregulares, poderia dar perdimento nas cargas, muitas das quais, com declaração fraudulenta de importação. Daí, os pneus apreendidos poderiam ir a leilão e, assim, voltariam legalizados ao mercado. Sem prejuízos para os cofres públicos, consumidor ou importadores que agem dentro da legalidade”, conclui Siqueira Campos.

 

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