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quinta-feira, 6 de setembro de 2012

IMPORTADORES GARANTEM: PNEU BRASILEIRO VAI PERDER QUALIDADE E FICAR MAIS CARO


AUMENTO NO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO VAI IMPACTAR PREÇO E DIMINUIR QUALIDADE DO PNEU NO BRASIL             
  PARA ABIDIP, SETOR INDUSTRIAL NO PAÍS NÃO CONSEGUE COMPETIR EM PREÇO E QUALIDADE COM OS IMPORTADOS

A decisão do Conselho de Ministros da Câmara do Comércio Exterior de aumentar o imposto de importação de pneus de uma alíquota de 16% para 25% é vista como prejudicial para a ABIDIP – Associação Brasileira dos Importados de Pneus. De acordo com o presidente da entidade que representa cerca de 60 importadores do país, Rinaldo Siqueira Campos, com essas medidas o Brasil esconde suas deficiências atrás das ações protecionistas. “O real problema da indústria nacional é o chamado custo-Brasil que tem gargalo na tributação exagerada, medidas incompreensíveis e burocráticas.”, avalia. “Temos 27 países dentro de um só. Além do ICMS ser diferente em cada Estado, cada um com uma regra, às vezes preciso é recolher o imposto mais de uma vez quando a mercadoria transita de um Estado para outro”, reclama.

Siqueira Campos informa que a China tem cerca de 200 fábricas de pneus enquanto o Brasil não tem mais de cinco ou seis empresas. “E as indústrias instaladas aqui não conseguem competir em igualdade de condições com outros mercados, atuam apenas no consumo interno ou, no máximo, nos países do Mercosul”, conta. “Os produtos fabricados no Brasil, quase sempre são de péssima qualidade e custam duas vezes mais que o produto importado de países desenvolvidos ou em desenvolvimento”, aponta.

Na visão da ABIDIP, a presença dos importados no país força a concorrência nacional a segurar o preço e melhorar a qualidade dos pneus nacionais. Mas de acordo com Siqueira Campos, medidas como essa vão acabar com a importação de pneus para o nosso mercado. “Há 3 anos um pneu aro 17, custava no Brasil, o dobro do que é cobrado hoje e não tinha a mesma qualidade. Agora, com as medidas contra os importadores, a tendência é vivermos a contramão disso: preço mais alto, qualidade muito inferior”, finaliza o empresário. “Sem a concorrência, o mercado terá outras regras determinadas apenas pelas indústrias nacionais”. O aumento no imposto de importação depende da aprovação do MERCOSUL para entrar em vigor.

A ABIDIP considera, no entanto, que o Governo Federal está fazendo vistas grossas com relação ao subfaturamento na entrada de pneus no país. Essa irregularidade faz com que os pneus entrem no Brasil com preço muito abaixo do preço praticado pelo mercado. “Já informamos todos os órgãos competentes, mas ainda não vimos resultados práticos quanto à investigação de subfaturamento”, finaliza.

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