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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

IMPORTADORES REBATEM FABRICANTES NACIONAIS DE PNEUS


O presidente da ABIDIP – Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus, Rinaldo Siqueira Campos, não se conforma com declarações recentes veiculadas na mídia que apontam os importadores de pneus como vilões despreocupados com a questão ambiental no que se refere ao descarte de pneus importados, depois de seu uso. De acordo com o presidente da entidade que representa cerca de 60 importadores do país, o custo que o importador tem dá-se antes mesmo do início do processo de importação. “Por exigência do Governo, há mais de 10 anos, somos obrigados a contratar empresas credenciadas junto ao IBAMA para dar destino aos pneus usados. Nós pagamos pelo descarte e as recicladoras se obrigam a descartar o produto assim que ele é descartado pelo consumidor”, informa o empresário. De acordo com Siqueira Campos, para cada quatro pneus que o importador vai trazer para o país, é preciso pagar pelo descarte de cinco pneus. “O sistema integrado do SISCOMEX – Sistema Integrado do Comércio Exterior é quem libera a licença de importação só depois de contratada a empresa recicladora”, revela.

A explicação coloca por terra recente declaração do novo presidente da Pirelli, no Brasil, Paolo Dal Pino. De acordo com o empresário, em sua primeira entrevista no cargo, “Os produtores nacionais gastam R$ 80 milhões para reciclar pneus. Por que o importador não gasta nada?” disse ele à coluna MERCADO ABERTO DA FOLHA DE SÃO PAULO, no último dia 16. Siqueira Campos, mesmo sem revelar cifras, garante que a exigência da contratação das recicladoras representa 1,5% do custo dos importadores no processo de importação de pneus para o Brasil. “Ele não sabe do que está falando”, contesta Siqueira Campos.

Para a ABIDIP, os importadores estarão cumprindo rigorosamente com suas obrigações legais, mas os fabricantes nacionais estão usando todos os meios para eliminar a concorrência no país. “Há uma campanha de marketing muito bem orquestrada pela ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos para nos tirar do mercado.”, alega Siqueira Campos. “Eles mesmos não têm esse custo com as recicladoras”, contesta. “O dinheiro que eles gastam para denegrir o importador poderia ser aplicado em campanhas de esclarecimento para o usuário colaborar no momento de descartar os pneus, deixando o produto usado na loja, no momento da troca. Ao invés, disso, muitos colocam os pneus no porta-malas e vendem na primeira borracharia que encontrar pelo caminho”, alerta.

Os importadores reclamam que a indústria nacional interferiu em outra exigência do Governo para com os importadores. “Querem que o Governo Brasileiro exija dos importadores terem um ponto de coleta de pneu usado em cada cidade com mais de 100 mil habitantes. Individualmente, nenhum importador conseguirá fazer isso”, reclama. “Seria melhor que a destinação fosse feita pelas empresas que tem contrato com o IBAMA e que pagamos no início de todo o processo de importação”, pede Siqueira Campos. Ainda assim, a ABIDIP garante que já tem mais de 300 pontos de coleta para atender a essa nova exigência. “Só que seremos penalizados, mais uma vez, porque teremos que pagar duas vezes pelo mesmo serviço de reciclagem. Concorrência desleal, na visão dos importadores”, finaliza Siqueira Campos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA                                                                                                           NIVALDO DE CILLO
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL                                                                                       assessoria@abidip.com.br

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